Joyce Hilda Banda (1950) assumiu  a presidência da Republica do Malawi no dia 7 de Abril de 2012 após a morte repentina do presidente Bingu wa Mutharika.

Joyce Banda iniciou-se na politica como membro do parlamento; foi ministra de género, bem estar da criança e serviços comunitários; foi nomeada ministra dos negócios estrangeiros (2006-2009) e foi eleita primeira ministra em 2009. Após discrepâncias com o presidente Bingu wa Mutharika, foi expulsa do partido no poder e fundou um novo partido, o Partido Popular, visto como uma possível alternativa politica para as eleições gerais previstas para 2014.

Banda também esteve activa no sector empresarial e da sociedade civil antes de aventurar-se pela vida politica desde 1985. Esteve envolvida em varia organizações e negócios de sucesso através do qual apoiou o empoderamento económico de mulheres e os esforços contra a violência domestica.

Em 2010 ela foi considerada a terceira mulher mais poderosa do continente africano, pela revista Forbes.

É a primeira mulher no Malawi em ocupar o posto de chefe de Estado e a segunda no continente africano depois de Ellen Johnson Sirleaf, presidente da Libéria.

 


Warning: count(): Parameter must be an array or an object that implements Countable in /nfs/c01/h07/mnt/45189/domains/embondeira.org/html/emb/wp-includes/class-wp-comment-query.php on line 405

Comments are closed.