O Departamento de Cooperação ao Desenvolvimento e Solidariedade da Universidade Jaume I, em colaboração com o Centro de Estudos Africanos e Interculturais organizam o 3º Congresso Internacional de Cooperação ao Desenvolvimento cujo tema é Migrações africanas e desenvolvimento: Navegando fronteiras invisíveis. O congresso terá lugar entre os dias 14 e 15 de Novembro de 2013, em Valência, Espanha.
O congresso tem três áreas de interesse:
1. Painel sobre Migrações e Desenvolvimento
Este painel pretende ser um espaço para se apresentar aquelas comunicações sobre as conexões que se estabelecem entre os países de origem e os países de destino das pessoas migrantes,; assim como as implicações que estas representem em termos de desenvolvimento das sociedades em contacto.
2. Painel sobre Políticas migratórias da União Europeia e a política exterior Espanha-Africa
Este painel pretende ser um espaço para aquelas comunicações relacionadas com as fronteiras, as políticas migratórias, as políticas Europeias de vizinhança e com todas as análises sobre migrações desde uma perspectiva das políticas públicas no marco dos acordos Schengen da União Europeia.
3. Painel sobre Interculturalidade, transnacionalidade e género
Este painel pretende ser um espaço de reflexão sobre as relações interculturais que as migrações e as pessoas migrantes geram no território de destino, assim como da gestão política que se faz da imigração e das contribuições desta. Neste sentido, o painel também recolhe aqueles estudos e reflexões que se concentrem na condição transnacional das pessoas migrantes, estado permanente de fronteira em temas de identidade, de referentes, de condições administrativas e de espaços de intercambio. Além disso, incorpora aquelas comunicações que centram a analise tanto nas migrações explicadas desde a perspectiva de género assim como nas genealogias migratórias analisadas desde perspectivas feministas. de experiencias migratórias.
Para mais informação pode-se consultar o seguinte link: Universidade Jaume I
Até o dia 16 de Setembro deste ano se poderão apresentar abstracts a ser apresentados no congresso. As comunicações poderão ser apresentadas em catalão, espanhol e inglês. Mais detalhes em Comunicações para o congresso