Nome: Celina Cossa
País: Moçambique

LEGADO

É fundadora e líder da União Geral de Cooperativas Agrícolas, uma organização não governamental composta por mais de 10.000 camponeses (95% dos quais mulheres) e que se dedica a produzir alimentos (verduras, galinhas) nas aforas da cidade de Maputo, capital de Moçambique. A produção é destinada ao consumo dos membros e de seus familiares, contudo também produz excedentes que alimenta o mercado de Maputo, contribuindo para o empoderamento económico das mulheres membros das cooperativas. A União Geral das Cooperativas agrícolas iniciou com 6 cooperativas e hoje está composta por mais de 200. Apesar de ter iniciado como cooperativas de produção de verduras, actualmente se estendeu a outras empresas produtiva como a produção e venda de galinha, empresas de credito, manufacturação e construção convertendo as mulheres cooperativas numa potencia económica e contribuindo para a melhoria das suas condições de vida.

LINKS
+ UN Africa Recovery.

Voltar a biblioteca

MOMENTOS CHAVE

2009
Premio Dinamizadora e Mobilizadora de politicas da sociedade da FARPAN (Food, Agriculture and Natural Resources Policy Analysis Network), premio que reconhece a contribuição da sociedade civil para pressionar por politicas e esforços para uma África Austral com segurança alimentar.

2006
Vencedora do premio Revolução Verde Africana oferecido pela Fundação Yara (co-ganhadora com Fidelis Wainaina do Quénia).

1998
Vencedora do Premio Africano de Liderança para um Fim Sustentável da Fome, entregue e Nova Iorque pelo Hunger Project.

1980
Fundou a União Geral de Cooperativas de Maputo.

Antes 1975
Professora de Escola Primaria.